Sid Meier’s Civilization V: A Brave New World, uma aula de política, economia e diplomacia.

É verdade que 90% das pessoas que habitam este humilde planeta, vivem reclamando dos governos s, debochando dos grandes chefes de estados e suas atitudes, não importa aonde morem, se vivem nos EUA ou na Mongólia, porém essas mesmas pessoas que sabem apontar todos os problemas de seus países, não sabem a solução pro mesmo. Falam isso e aquilo e não entendem uma vírgula se quer de administração, economia e política.

Eu faço exatamente a mesma coisa, reclamava e continuo reclamando do governo do meu país, porém eu só fui passar a entender um pouco de como é complexo e difícil controlar uma nação quando eu comecei a jogar Sid Meier’s Civilzation V: A Brave New World

Para quem não conhece, Sid Meier’s Civilization V é o jogo de estratégia mais recente da saga Civilization, baseado em turnos no qual o jogador assume o controle de uma nação (entre 18 à 36 dependendo da expansão que você tiver) e liderar mesma através do início da história da humanidade, como homem das cavernas e bárbaros, até o futuro mais próximo, num mapa aleatório baseado em hexágonos.
E para alcançar a vitória você terá que desenvolver todos os setores da sua nação como tecnologia , força militar, expansão populacional e territorial, enquanto administra a diplomacia e a economia, entre muitos outros fatores.

(Antes de começar a falar sobre o assunto, vou deixar bem claro aqui que não apoio nem falo mal de nenhum governo nesse texto, é apenas um fucking post sobre Civilization V)

Fui eu lá pimposo, programei todo o jogo para parecer o mais realista possível! Botei o máximo de nações possíveis no mapa e escolhi o mapa mais condizente com a realidade.

Escolhi o Estados Unidos da América, estava na pele de George Washington. Assim que começou partida, o único pensamento que me vinha na cabeça era:
“Isso vai ser easy né vei,  no Age of Empires eu jogava bem pra caramba, sempre ganhava… “

E então começou o jogo, efetivamente, de começo me deram uma unidade militar básica e uma que “criava” cidades, criei minha capital e logo comecei o meu expansionismo.
A cada vitória contra uma civilização bárbara, ou uma invadida de território eu gritava pros 7 cantos aqui em casa:

“SE AJOELHEM PERANTE O IMPERIALISMO AMERICANO CAPITALISTA, VAI AMÉRICAAAAAAAAAAAAAAAA!”

EM MOMENTOS ESTE ERA O TEMA QUE TOCAVA NA MINHA CABEÇA TURNO APÓS TURNO:

EU ESTAVA IMBATÍVEL, NINGUÉM PODIA CONTER OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, ME APOSSEI DE TODAS AS TERRAS, DERROTAVA TODAS UNIDADES QUE FICAVAM NO MEU CAMINHO, UM VERDADEIRO IMPERADOR!

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Então em menos de 100 turnos toda minha população passava fome, minha economia estava quebrada, minha população fazia suicídios em massa de tão infelizes que estavam e inúmeras nações haviam declarado guerra à mim.

Eu não tinha como conquistar novos territórios pois fui cercado pelo expansionismo territorial de outro país, o resto de unidade militar que eu tinha usava as porras dum TACAPE enquanto as demais nações já usavam RIFLES e CANHÕES para me atacar, e então em 130 turnos eu tive meu fatídico fim fui eliminado do jogo.

Após aparecer a mensagem de “Derrota” na tela, a única reação que eu conseguia esboçar era essa, sem zuera nenhuma:

DisbelievingCat

PORRA VEI QUE QUE HOOUUUUUUUUUVE? O QUE QUE TINHA ACONTECIDO? O QUE FOI ISSO VEI? Eu havia levado uma SURRA de proporções colossais, nem ao menos na “Era do Renascimento” eu havia chegado…
Decidi aceitar que era um noob absurdo em estratégia e fui tentar aprender e entender como que funcionava o jogo.

Após um tempo comecei a entender que eu deveria almejar rapidamente 3 coisas primeiro: Felicidade da população (20xHappiness5), Comida (20xFood5) e Dinheiro (20xGold5), com o maior foco sendo
comida, a mais vital de todas, seguido pelo Dinheiro e então pela Felicidade
Mas o por quê disso? Eu explico a vocês agora o mesmo, o motivo dessa trindade sagrada.

BArneey

Comida (20xFood5é a essência da vida no jogo, e também na vida real, com comida sua população cresce mais rápido e se prolifera mais rapido, aumentando os limites territoriais daquela cidade e por fim no Império todo no geral. A população é a força motriz que move uma nação, sem comida, não há cidadãos, sem cidadãos, não há quem trabalhe nas terras, sem trabalho, não há produção, sem produção…. Bom seu império vai estagnar.

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Então você tem que ter um império muito bem localizado (como na imagem aqui em cima) em uma área onde tenha bastante vegetação, planíce, selvas, lagos, regiões costeiras ricas em alimento e por ai vai.

Com isso atendido, temos a 1ª parte feita! Seu país vai se desenvolver rapidamente, sem quaisquer problemas.

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Agora temos que focar nos 2  que nos restam, Dinheiro e Felicidade.

Dinheiro (20xGold5é o que vai segurar as pontas do seu império, vai financiar desde construções e exército, à obras colossais como o Cristo Redentor.

Um império rico é capaz de suportar inúmeras guerras, manter todas suas construções, políticas e unidades militares abastecidas. Logo do ponto de vista militar, sua nação será imbatível e sua expansão também será mais rápida uma vez que você poderá comprar pedaços de terra próximos à suas cidades. (DOU UM BISCOITO PRA ADIVINHAR QUE PAÍS É ASSIM)

E obviamente quanto mais construções, mais produção e mais particularidades para seu império, resultando num desenvolvimento mais rápido. Porém, como se ganha dinheiro?

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Na vida real eu não faço a mínima idéia, mas em Civilization V para conseguir um bom ganho de dinheiro, será necessário que seu império tenha Recursos Luxuosos para negociar com outros países e até mesmo dentro dele.

Recursos esses como Pedras Preciosas, Ouro, Prata, Gado, Cobre, Açúcar, Marfim, Seda e acho que vocês já entenderam né? Tendo isso em seu território, você pode então começar a produzir e trabalhar com esses Recursos e gerar dinheiro pro seu povo! E não só isso, alguns Recursos como Gado produzem comida para a sua população, outros aceleram a produção da nação, como o Petróleo, Alumínio e Urânio!

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Mas de nada adianta você ter um país extremamente rico, bem alimentando, provendo tudo do bom e do melhor se ele for infeliz correto?

Uma vez que seu império se encontra infeliz, sua população para de crescer, sua produção sofre uma penalidade alta, seus exércitos ficarão mais fracos e não haverá como criar outras cidades. A partir de um certo ponto de infelicidade, caso algum outro país seja bem influente no mundo, a opinião pública vai começar a massacrar o seu governo (ONDE SERÁ QUE EU VEJO ISSO HEIN?) com isso o povo começa a se revoltar e focos de rebelião começam a aparecer pelo seu país, o que é gravíssimo pois pode acabar resultando na deserção das cidades do seu próprio país para outros países.

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Tendo tudo isso em vista, o que porras se deve fazer para não gerar infelicidade e sim felicidade?

Felicidade (20xHappiness5é gerada de inúmeras formas, a principal delas é…… adivinha??
Não, sérinho… tenta adivinhar ai 😦
Tá blz, eu falo….

Recursos Luxuosos! SIM DE NOVO!

boss-gifsJá deu pra ver que é extremamente importante você ter seu território criado em uma área cheia de recursos né? E quanto mais você expandir seu Império para áreas com recurso, melhor ainda.

Depois disso, as únicas coisas que vão conseguir aumenta a felicidade do seu país são construções específicas como Estádio (não to zuando, juro pra vcs), Zoológicos, Teatros, Circos, construções monumentais como Torre Eiffel, Taj Mahal e Políticas Sociais aliadas com a Ideologia seguida pelo sua nação.
E claro, se você for um Império bem sucedido, tiver uma grande influência no mundo, seus níveis de turismo vão subir, fazendo com que sua população fique mais feliz e vice-versa.

ECONOMIA FORTE, PORÉM UM JUMENTO DIPLOMÁTICO E CONSIDERAÇÕES FINAIS:

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Ao final de tudo, temos um Império fortíssimo, somos uma nação forte e agora preparada para o mundo… VAMOS INVADIR E SE EXPANDIR POR TODOS CANTOS DO GLOBO!!!

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NÃAAAO SEU ANIMALZINHO DE JARDIIIIM! VOCÊ A ESSA ALTURA JÁ TINHA QUE TER APRENDIDO COM HITLER E NAPOLEÃO!

Expansionismo desenfreado é a maior imbecilidade que existe, a não ser que você tenha poder bélico suficiente para derrubar uma cidade em poucos turnos, não saia invadindo que nem uma animal.
É muito mais fácil o mundo inteiro se voltar contra você, fazer um complô te boicotando muitos recursos e etc, te banir durante um congresso da ONU e fazer com que você perca o jogo.

Já vi muita gente fazendo certinho a trindade sagrada, mas tava arrumando inúmeras tensões diplomáticas com países próximos e até com super potências.

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Entenda que quase todas as vitórias em Civilization se dão através da Vitória Diplomática, Cultural ou Tecnológica, raríssimos são os casos onde há Vitória Militar.

Procurar se aliar com as nações mais fortes é sempre o melhor esquema, mas não se esqueça de ser um líder diplomata, caso você seja um sinônimo de diplomacia mundial, é muito difícil alguém entrar em guerra com você.
Não estando em guerra você pode destinar os recursos e o dinheiro que você gastaria com exército e defesa, para outros setores e com isso alcançando uma Vitória Cultural ou Tecnológica mais rápida.

Guerra raramente é chave para a vitória, claro que haverão líderes bem filhos da putaGhandi que você jura que pode confiar de pé junto Ghandi e o filho duma puta, corno, filhote de cruz credo, sem mãe Ghandi , sem mais nem menos declara guerra à você e invade seu território, porém se você tem um império forte, vai ser capaz de contra atacar o Ghandi filho da puta  e quem sabe até dominar algumas cidades, quiça a capital do sujeito.

Agora pra finalizar, vocês devem ter percebido inúmeros momentos onde Sid Meier’s Civilization V: A Brave New World consegue com uma destreza enorme simular e replicar a condição de inúmeros países, de diversas políticas e momentos da nossa história.
O que faz de cada partida uma aula de economia, política e diplomacia incrível.

Claro que o jogo não foi feito com o intuito de lecionar alguém e sim de divertir, porém é irônico quando as situações se repetem no jogo e você ganha uma nova visão e entendimento sobre o assunto por estar “vivendo” aquela situação.

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E Miau é isso ai! Espero que tenham gostado!

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