Central Perk x Mclaren’s Pub! Afinal qual o melhor? F.R.I.E.N.D.S ou How I Met Your Mother?

barney ma

Mais uma briga sem sentido, porém que é muito daora de ver as pessoas se digladiando, perdendo amizade e xingando umas às outras pra defender a série favorita delas, ahhhh mas é sim

E agora eu quero ver o circo pegar fogo, mas com o máximo de imparcialidade possível e com um adendo que acho que todos devem entender antes de começar a ler:

1- OPINIÃO =/= VERDADE UNIVERSAL IRREFUTÁVEL DOS DEUSES

Tendo isso claro, vamos começar.

Vamos começar falando de F.R.I.E.N.D.S.

friends-season
Se você não conhece FRIENDS…. foda-se você né cara? Tu não tem visto pra viver nesse planeta velho. Quem não conhece a série mais famosa dos últimos sei lá…. 20 anos?? Até minha vó conhece e eu não to zuando quanto à isso.
As únicas pessoas que eu aceito que não conheçam FRIENDS é essa geração pão com bosta dos anos 2000 e quem entrou em coma nos anos 90 e acabou de sair.

E NÃO EU NÃO VOU FICAR FALANDO F.R.I.E.N.D.S, DEMORA PRA CARALHO PRA ESCREVER ISSO CARA PQP

Mas dando um briefing muito rápido só pra situar, FRIENDS é um sitcom americano de humor que gira em torno de um grupo de 6 amigo, que vivem em Nova Iorque, sendo eles Rachel, Ross, Joey, Phoebe, Chandler e Monica.

Onde Rachel é a mimadinha do grupo com “dady issues” , Ross podemos botar como o geek desajeitado com problemas de relacionamento, Chandler o engraçadinho, Joey o bonitão inteligente como uma porta , Phoebe a musicista, excêntrica, bem excêntrica e meio hippie
E temos por fim a Monica, uma moça um pouco perfeccionista demais e competitiva

Todos essas pessoas nem um pouco normais se encontravam diariamente no Central Perk, a cafeteria onde tudo começou e onde tudo terminou.

Central_Perk

FRIENDS diferente das séries que rolavam na época, apresentou 6 personagens e cada um deles tinham sua própria história e eram intimamente ligados entre si, a trama não se desenvolvia em cima de personagem X ou Y, mas sim entre todos os 6 amigos.

Obviamente, com o tempo a trama principal começou a ser o romance entre a Rachel e Ross. Posteriormente se criou uma trama secundária sendo entre Monica e Chandler e uns mini plots conforme a série ia passando.

Acho pra começar a falar de FRIENDS, é impossivel não comentar sobre a abertura mais famosa da história dos sitcoms:

Algo que nenhuma série de sitcom jamais vai conseguir fazer é emplacar uma abertura tão simbólica e conhecida mundialmente como FRIENDS fez. Qualquer pessoa nesse planeta ao escutar as primeiras notas dessa música, começa a dançar ou pelo menos a cantar em questão de segundos. É impressionante como eu conheço poucas pessoas que realmente não conhecem essa música.

Friends era uma série que tinham TUDO pra dar errado, os atores escolhidos eram completamente desconhecidos, eram novos e metade deles são bem ruins. Mas de alguma forma a química entre os atores conseguia promover algo fora do comum.

Era impressionante como todos ali tinha sinergia entre si e conseguiam produzir momentos geniais, tudo parecia muito natural, acho que esse inclusive é o forte de FRIENDS

Hugs-for-Friends

Um humor simples, sem muito fator “retardad”, porém extremamente engraçado, natural e completamente diferente do que se via na época.

Porém, mesmo que não tão frequentes, não podemos esquecer dos momentos “retardad” da série que ficavam encarregados de Joey e Phoebe.

tumblr_llavr66TUM1qa601io1_r1_500

Toda vez que esses dois entravam em cena, principalmente o Joey, eu já esperava rir de algumar forma

tumblr_m0l4ptj2LQ1qzqdem

Uma cena que eu gosto muito e resume FRIENDS pra mim é a palestra que o Ross dá, nela temos Joey sendo Joey (devo dizer que sempre rio dele rindo de “Erectus”), Chandler sendo Chandler, Rachel sendo Rachel e por ai vai.

Mas verdade seja dita, os plots/tramas de FRIENDS são bem fracos e não são o forte da série. Claro que o pedido de casamento da Monica ao Chandler é algo bem surpreendente e comovente, porém isso não significa dizer que é um forte da série.

Porém, acho que dentro de muitos fatores, o que imortalizou FRIENDS, além da seu humor inigualável, foi o seu desfecho.

O episódio final de FRIENDS é um espetáculo no sentido mais puro da palavra, é um dos finais mais emocionantes de todas as séries que já tive oportunidade de ver. Apesar de previsível, foi perfeito em todos os sentidos.

Ross-and-Rachel-rachel-green-23899311-500-220

E acho que o que mais emociona todos é a cena final das chaves, onde todos de um em um vão botando as chaves do apartamento em cima da mesa e ao final disso, todos se olham e apartir daquele momento parece que atuação acaba e entram os sentimentos dos atores. Todos com uma cara de choro imensa, praticamente se remoendo de tristeza pelo fim da série finalmente ter chegado…

E se você não derramou uma lágrima até ai, é impossível se conter quando Courtney Cox dispara:

– “‘ This is harder than I thought that would be”

E por muito pouco não desaba em choro ao abraçar o Matthew.

E nesse momento você entende o motivo da série se chamar F.R.I.E.N.D.S.
Os caras realmente são amigos, eles estão ali dia após dia convivendo entre si, atuando um com os outros e são amigos de verdade.
As risadas foram verdadeiras, os momentos improvisados foram verdadeiros e o adeus também é verdadeiro, é algo inevitável porém necessário.

E com essa cena final , a série finalmente se despede e se eterniza em sua mente.


E agora vamos falar do FRIENDS dos anos 2000, o sitcom que do nada se tornou um das maiores séries de humor da nova geração
Vamos falar de How I Met Your Mother

HIMYM-Cast-Wallpaper-how-i-met-your-mother-31610134-1600-1200
Para os que não conhecem How I Met Your Mother é uma série que mostra Ted Mosby, protagonista, em 2030 narrando aos seus filhos a história de como ele conheceu a mãe deles.
Dessa vez eu aceito que você não conheça, mas ainda acho que você está perdendo uma das melhores séries de humor e drama que você vai ter a oportunidade de ver na sua vida.

Agora vamos por a mão na massa e vamos começar falando das similaridades entre as duas séries.

É fato que How I Met Your Mother se inspirou e alguns até mesmo diriam que copiou elementos básicos de Friends, e isso você pode notar facilmente na primeira e segunda temporada da série.

É um pouco óbvio o fator Central Perk x McLaren’s Pub né?

centralperk

Então já que isso é meio óbvio vamos falar dos personagens, shall we?

rossted

Ted e Ross possuem características praticamente idênticas

Ambos possuem um visual parecido, são um pouco nerds , não possuem jeito algum com as mulheres, amam Star Wars, são românticos frustrados, se tornaram professores no final de tudo e ambos conheceram seus melhores amigos na faculdade.

Ted ainda possui uma particularidade que lembra muito o Chandler, o fato de possuir um nome do meio feminino que ele mantém em segredo, no caso do Ted é Evelyn e no do Chandler é Muriel.

 

Agora falemos de Marshall Eriksen, o melhor amigo de Ted, um nerdzão músico que incorpora alguns elementos de Chandler, como ser melhor amigo do protagonista e as piadinhas, porém no caso do Marshall as piadinhas dele são uma verdadeira bosta e todo mundo zoa ele por isso.

tumblr_n0c3gmYftb1sp7ha5o1_500

Junto com Lily Aldrin, se tornam o casal mais “fofo” e bizarro da série.
Lily incorpora as locuras de Phoebe à decima potência e um pouco da personalidade de Monica.

Lily-and-Marshall-from-HIMYM-GIF
21314-o-terceiro-bebe-do-casal-nasce-em-2016-620x0-1

E esses 3 são os únicos que são amigos desde o começo da série, porém ainda faltam mais 2

Um deles é Robin Scherbatsky, uma alusão clara à Rachel, Robin é a garota “mimada” do grupo com “dady issues”, porém um verdadeiro “hominho” quando se trata de relacionamentos e sentimentos e claro é por quem o protagonista se apaixona até o último episódio da série

E claro não podemos esquecer do grande higlight da série, por mais que a locura dos outros seja engraçada e ele seja uma clara inspiração em Joey, ninguém nas duas séries supera a loucura, a excentricidade e o garanhismo de Barney Stinson

tumblr_mhfa5kjsY61rozknwo1_500
E com essa trupe, How I Met Your Mother se consagrou com uma série de sucesso durante 9 temporadas inteiras.

A idéia da série inicial era ter apenas 5 temporadas e contar a história de como Ted conheceu a mãe dos filhos dele e o amor da vida dele.

tumblr_m9rblkYjQx1rbpisto2_500

Porém os outros personagens dentro da série se tornaram tão grandes quanto Ted e sua história, que foi necessário mais temporadas para explorar todos os 5 personagens da série.

Nas primeiras temporadas a série ainda não tinha tanta identidade e realmente se parece com uma cópia descarada de FRIENDS, até mesmo a troca de quadros é feita igual nos anos 90.
Porém com o passar das temporadas a série adquiriu sua identidade que são símbolos da mesma até hoje.

Acho que uma das características mais marcantes da série, e que faz ela se diferenciar muito de FRIENDS, é o drama e a carga emocional que a série carrega consigo ao longo dos episódios.

Eu tenho absoluta certeza que as pessoas que assistiram How I Met Your Mother, diante das cenas de cortar o coração, inúmeras vezes pararam um momento pra pensar em suas próprias vidas durante ou após o episódio.
Olharam para as cenas e pensaram em si ou se enxergaram perfeitamente naquele quadro enquanto as lágrimas escorriam ou o coração apertava.
Quando penso na cena em que eu mais me emocionei na série , eu não consigo pensar em outra cena senão essa:

izgNI4alfq117

Esses poucos segundos conseguem descrever o nível de carga emocional que a série possui, quem já viu a série conhece essa cena e sabe o motivo. A feição no rosto do Marshall tentando contornar a tristeza é de apertar o coração de qualquer um.

E isso infelizmente FRIENDS nunca vai conseguir ter.

tumblr_lz7yo6Zr6e1qbgu82

E por fim pra mim coisa mais característica da série além do drama gigantesco é o seu humor louco e non-sense.
As coisas em How I Met Your Mother não fazem sentido 90% das vezes e nem precisam, elas acontecem porque deu na telha da galera fazer e pronto cabo.

Metade das vezes esses momentos são criados a partir do Barney, mas quem se importa velho? É engraçado pra caralho

Algumas cenas como essas, você simplesmente parar ri e fala “wtf”

CENTRAL PERK X MC LAREN’S, A CONCLUSÃO:

how i met my friends

How I Met Your Mother pra mim é o sitcom perfeito, a junção do humor completamente non-sense de Barney, Ted, Marshall, Lily e Robin com o drama vivido pelos personagens cria uma combinação perfeita.
Não há uma pessoal que não se emocione até os últimos 20 minutos finais de How I Met Your Mother. (Eu me emocionei até o final, mas ai vai de cada um gostar do final).

almighty-five

Porém eu não vejo uma VERDADEIRA amizade entre o elenco como eu vi em FRIENDS, No final de ambas as séries à uma despedida onde todos param de atuar e deixam o sentimento rolar, e em FRIENDS você conseguia notar, nitidamente, na cara de todo mundo
(menos da nãofaçomaisessasériesemeucachenãoformaisde1milhãodedólares Jennifer Aniston) que eles estavam realmente de coração partido e emocionados de terminar a série.

Em How I Met Your Mother eles se emocionam mas não tanto quanto FRIENDS
O que é irônico, porque a série menos dramática foi a que teve o elenco mais unido.

Outra coisa que eu amo em FRIENDS é o humor natural, como as piadas e as situações engraçadas se dão naturalmente, em HIMYM (cansei de ficar escrevendo o nome da porra da série toda hora) as coisas são muito wtf as vezes, perdendo um pouco da naturalidade.

Outra coisa que, pra quem não gosta, complica é o drama pesado de HIMYM.
As vezes você só quer ver um episódio pra rir, dar umas boas risadas
Porém da 6ª temporada em diante é um episódio mais tenso que o outro e se perde um pouco do espaço do humor.

Então se você gostar de uma série focada mais no humor pé no chão, menos extravagante, e que é qualidade do começo ao fim, F.R.I.E.N.D.S é a sua pedida
F.R.I.E.N.D.S não oscila se quer uma vez durante as suas 10 temporadas, você vai rir, chorar e se divertir do começo ao fim. Não é atoa que é uma das melhores sitcom já criada

Agora se você quer algo mais pesado, algo pra te fazer realmente pensar na vida, pensar sobre como você lida com relacionamentos, namoros, casamento, misturado com um humor non-sense, sem sentido, porém com altos e baixos durante as 9 temporadas, então How I Met Your Mother é o que você procura e com certeza vai preferir

tumblr_ly7s0wv84v1rn95k2o1_250

E miau é isso aí! Espero que tenham gostado!

shot0379

Esse post foi publicado em Afinal qual o melhor?, Opinião, Séries e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Central Perk x Mclaren’s Pub! Afinal qual o melhor? F.R.I.E.N.D.S ou How I Met Your Mother?

  1. Gui Gomes disse:

    TO CHORANDO COM A CENA DO MARSHAL, ME ABRAÇA

    Curtir

Deixe um comentário